top of page

Como a aromaterapia pode afetar o seu humor?

Já se deu conta do que acontece com você quando sente o cheirinho de café sendo passado na hora, ou cheirinho de bebê, o perfume daquela pessoa, gasolina, incenso, comida estragada, vazamento de gás... Todos esses odores despertam algo em você, mas por quê?


O olfato é um dos cinco sentidos humanos, mas isso você já sabe. O que talvez não saiba, é que ele é um sistema complexo que se comunica diretamente com o cérebro. Com cerca de 10 milhões de células olfativas, o sistema olfativo humano é responsável por decodificar os estímulos químicos dos infinitos odores a que somos expostos ao longo da vida, e enviar como informações ao cérebro que, por sua vez, “decide” o que fazer com elas.


representação do sistema olfativo humano

Quando um odor é inalado, suas moléculas penetram na cavidade nasal, acessando as células olfativas, que as transformam em informação, transmitindo imediatamente ao cérebro na forma de impulsos elétricos. O cérebro então, capta essas informações e as interpretam de acordo com o seu “banco de dados”.


O sistema límbico, situado no cérebro, é o responsável pelo armazenamento dessas informações, assim como o aprendizado e a memória, e é aí que a magia acontece.


Esse banco de dados contém armazenadas infinitas informações que garantem a nossa sobrevivência, assim como regulam nossas emoções. Identificar o cheiro de um vazamento de gás, nos avisa que estamos em perigo, assim como o cheiro de comida estragada, ativando áreas que liberam adrenalina ou cortisol capaz de nos preparar para uma fuga, ou nos fazer rejeitar aquela substância, por exemplo.


Identificar o cheiro de um vazamento de gás, nos avisa que estamos em perigo!! É um mecanismo de sobrevivência.

Além disso, esse sistema também se conecta à nossa memória olfativa, onde estão armazenados todos os odores (não instintivos) que sentimos desde o nascimento. Cada odor está associado a um ou mais elementos, que podem ser situações, pessoas, lugares, e por aí vai.


Nem sempre temos a identificação exata desses elementos, o que acontece quando sentimos um aroma que nos é agradável, mas não lembramos porque, só sabemos que ele é bom para nós. Isso provavelmente está relacionado com alguma coisa do seu passado, que foi associado a uma pessoa, um lugar ou momento feliz.

Avó lendo para seus dois netos

Cheiro de rosas pode ser muito agradável para uma pessoa, porque a lembra da avó, doce e carinhosa e que sempre usava uma colônia de rosas. Mas para outra pessoa, pode ser bem desagradável se ela o associou ao funeral de um ente querido.


No caso dos óleos essenciais, existe ainda mais um benefício, o terapêutico. Eles possuem moléculas capazes de “enganar” nossos receptores, que por sua vez, estimulam ou inibem a produção de certos hormônios que regulam nossas emoções.


Dessa forma, podemos estimular a liberação de uma pequena quantidade de cortisol em pessoas que sofrem de apatia, falta de iniciativa, de energia vital para começar o dia, ou inibir a sua liberação e ao mesmo tempo, estimular a liberação de ocitocina em pessoas com altos níveis de stress e ansiedade. Portanto, a aromaterapia pode sim, afetar o seu humor.


São inúmeros os casos em que podemos lançar mão do uso de óleos essenciais na regulação do humor. Veja abaixo, alguns deles:

  • Stress

  • Ansiedade

  • Distúrbios do sono

  • Depressão

  • Relacionamentos sociais

  • Produtividade

  • Autoestima e autoaceitação

  • Relação com a sexualidade

  • Entre outros...


Claro que a aromaterapia não é um milagre, portanto é preciso compreender que o tratamento é complexo. De nada adianta você usar um blend de óleos essenciais para ansiedade e não identificar os gatilhos para essa condição, se mantendo no mesmo padrão de antes. Assim como não adianta tratar os distúrbios do sono, sem deixar velhos hábitos como as telas perto da hora de dormir, ou permitir que a mente “revise” todos os acontecimentos do dia ou os que ainda virão.


Por isso o meu trabalho de Psicoaromaterapeuta, consiste em analisar e corrigir o que está errado, com a escuta e identificação dos pontos falhos da tua rotina, combinando assim, com os óleos essenciais, para uma vida mais saudável. Para casos mais severos, o acompanhamento médico poderá ser imprescindível, assim como a possibilidade de agregar outras técnicas. Nesse caso, olhe na página PARCEIROS aqui do site, lá estão os profissionais que eu indico de olhos fechados!


Gostou? Agende já o seu horário!

Compartilhe com quem você ama e dê a oportunidade dele(a) melhorar a sua qualidade de vida também.

Inscreva-se para ser notificado de novos posts.



O texto acima é autoral. A reprodução parcial é permitida desde que autorizada previamente e acompanhada de uma menção ao blog.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page