top of page

Medicina Tradicional ou Terapias Integrativas?

Atualizado: 21 de ago. de 2023

Você certamente já ouviu falar e, talvez, já tenha experimentado alguma técnica de terapia holística, mas entende o que é exatamente? Pra começar, vamos entender a diferença entre os nomes “Terapias Holísticas” e “Terapias Integrativas”. - NENHUMA!

O Termo HOLÍSTICO vem de HOLISMO: “abordagem, no campo das ciências humanas e naturais, que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente” (de acordo com o dicionário de Oxford Languages). Significa olhar para a pessoa como um todo e não separar e classificar as áreas como corpo, mente ou espírito.

E o termo INTEGRATIVO: “No que se refere a prática da integralidade na saúde ou na manutenção dela. São práticas que integram todas as ações visando o bem estar físico, psíquico, mental, cultural e social do cidadão (de acordo com o Dicionário Informal). Ou seja, também não separam as áreas a serem tratadas.


É a Hipócrates a quem atribuímos a responsabilidade pela medicina autônoma, separada da filosofia e das artes místicas...

ALGUNS REGISTROS DA MEDICINA NA HISTÓRIA

Existem dados registrando a medicina no Egito antigo, na Grécia antiga e em vários pontos do planeta. Esses registros datam de mais de 2000 a.C. e os nomes que posso citar são:

  • IMHOTEP (2655 a.C. – 2600 a.C.) – Sacerdote egípcio e médico entre outras competências, atribui-se a ele o Papiro de Edwin Smith que se refere a 48 casos de traumas e cirurgias, com seus respectivos tratamentos e também traz feitiços mágicos e receitas.

  • HUANG TI (2.698 a.C. a 2.598 a.C.) O Imperador Amarelo – a quem se atribuiu o livro Nei Ching, descrevendo práticas da medicina chinesa, especialmente a acupuntura.

  • HIPÓCRATES - Grécia (460 a.C. – 377 a.C.), considerado o pai da medicina moderna.

O objetivo aqui não é dar uma aula de história da medicina, mas lembrar que nem sempre foi como é hoje. A medicina não separava corpo, mente e espírito, mas tratava os indivíduos integralmente. De acordo com a época e cultura, incorporavam-se conhecimentos como magia/ocultismo, filosofia, religião... É a Hipócrates a quem atribuímos a responsabilidade pela medicina autônoma, separada da filosofia e das artes místicas, baseando-se apenas em comprovação científica, resultando na medicina moderna.



OS TERAPEUTAS HOLÍSTICOS

união de corpo, mente e espírito nas terapia integrativas ou holísticas

Terapeutas holísticos ou Integrativos, compreendem que cada pessoa é única e complexa, e que “juntam” questões físicas com a psique, em consequência ou como origem vem o emocional e o espiritual. Que a origem de um desconforto ou uma doença pode ser energética, influenciando no corpo ou mente, que o emocional não tratado se reflete no corpo e no espiritual... e por aí vai. Escolhem técnicas com as quais mais se conectam e aprofundam o conhecimento para se tornarem capazes de enxergar todas essas áreas.

Eu, por exemplo, tenho estudado anatomia humana, fisiologia, psicologia, frequência energética, filosofia, religiosidade, comportamento, cosmetologia, nutrição e tantas outras matérias, para me tornar uma terapeuta cada vez mais completa. Não vou me tornar doutora nessas áreas, isso eu deixo para cada profissional adequadamente, mas preciso conhecer um pouco de tudo para ser capaz de entender onde pode estar a origem do que há com você.



TÉCNICAS DE TERAPIA INTEGRATIVA

Em 2006, foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no Brasil, com atualizações em 2017 e 2018. Vale lembrar que não são só essas as técnicas praticadas atualmente por aqui e que, em breve, esperamos outra atualização com novas técnicas inclusas. Ainda assim, você pode recorrer à técnicas não inclusas no SUS e obter ótimos resultados.

As práticas que fazem parte do rol do SUS hoje são:

Apiterapia

Aromaterapia

Arteterapia

Ayuyrveda

Biodança

Bioenergética

Constelação Familiar/Sistêmica

Cromoterapia

Dança Circular

Geoterapia

Hipnoterapia

Homeopatia

Imposição de mãos

Medicina Antroposófica

MTC/Acupuntura

Meditação

Musicoterapia

Naturopatia

Osteopatia

Ozonioterapia

Fitoterapia

Quiropraxia

Reflexologia

Reiki

Shantala

Terapia Comunitária Integrativa

Terapia de florais

Termalismo/Crenoterapia

Yoga


MAS E A MEDICINA TRADICIONAL?

corpo,l mente e espírito são separados na medicina moderna

A medicina tradicional/alopática, não deve ser deixada de lado, ao contrário, precisamos dela e não devemos jamais abandonar os tratamentos propostos. A diferença é que devido à essa abordagem sistêmica, os terapeutas podem trabalhar conjuntamente com o seu médico, aliviando sintomas de medicamentos e até levantando questões que não foram observadas por ele. É comum solicitarmos uma visita ao médico antes de continuar com o seu acompanhamento, para realizar exames e descartar problemas que fogem ao nosso nível de abordagem terapêutica.


Uma situação ilustrativa: Você sente uma forte dor no braço, lembra-se de ter caído, mas não julgou que seria grave. Se ele estiver quebrado, eu não vou fazer uma cirurgia em você, você precisa de um médico e um hospital. Mas eu posso te ajudar a aceitar que um acidente aconteceu e que gerou um stress (dor, raiva, vergonha, sensação de incapacidade, gastos, atraso de um projeto por conta do repouso ou limitação). Também posso te ajudar a potencializar o efeito de um medicamento a fim de diminuir a dor. Ou ainda, minimizar o efeito colateral de outro. Posso te orientar sobre como conviver com essa limitação temporária, elevar a sua frequência energética pra acelerar o processo de cura e na tentativa de impedir que mais eventos ruins aconteçam.


Percebe que eu atuei em todas as áreas? Emocional, mental, energético e físico. É assim que as Terapias Integrativas ou Holísticas funcionam. Não tratando o seu braço, depois te mandando pra um psicólogo, depois pra um templo... É verdade que em muitos casos, um só profissional pode não ser o suficiente para eliminar o teu desconforto. Nesse caso, posso trabalhar em conjunto com um profissional da psicologia, psicanálise, massoterapia, acupuntura, Yoga, arteterapia, e tantas outras opções, e você pode escolher o profissional mais adequado ao seu caso, de acordo com a minha orientação. Lembre-se, o foco é você, é a tua qualidade de vida que será prioridade aqui.


RELIGIOSIDADE

Tua religião não é julgada e muito menos te desabilita a ser atendido por um terapeuta integrativo, nós respeitamos a sua crença!

Uma coisa importante para mencionar é que quando falamos sobre religiosidade ou espiritualidade, não invadimos a sua crença. Me interessa saber qual a sua fé, pra além de saber me comunicar contigo, entender como você vive a sua espiritualidade e como ela pode te ajudar nesse contexto. Aqui não estamos falando da sua religião, propriamente dita, mas no que você acredita, onde você busca forças nos momentos difíceis, pra quem você pede auxílio ou agradece suas conquistas. Pra onde você olha quando deixa o mundo exterior para se reconectar com o Ser Maior, Deus, O Sem Nome, O Todo, O Salvador, O Mestre, O Criador... Percebe que cada um se refere a Ele de um jeito, mas a divindade, a Energia Superior está em todos? Tua religião não é julgada e muito menos te desabilita a ser atendido por um terapeuta integrativo, nós respeitamos a sua crença.


Agora que você conhece um pouco mais sobre a abordagem integrativa, vale a pena ficar preso numa só visão de saúde tradicional, sem considerar uma solução mais completa?


Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo desse post ou sobre a aromaterapia, estarei aqui pra te ajudar. Pode me chamar usando qualquer um dos canais de contato do site, eu posso não estar disponível no mesmo momento, mas te retorno o mais rápido possível.


Agora me diga: Te ajudei a compreender um pouco mais sobre esse universo? Comente!!




O texto acima é autoral. A reprodução parcial é permitida desde que autorizada previamente e acompanhada de uma menção ao blog.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page